...


POBREZA

Suada, cansada, perdida na vida!
Tu me levaste o sabor do amor!
Tu vives, sonha, faz planos, é só riso,
Eu sem rumo vivendo de dor.
Continuo na senzala,
Violaram-me, tentaram mudar-me de cor,
Estou bem mais misturada, miscigenada
Continuo apertada na estreita sala,
Tiram-me tudo, até o meu chão,
Novo braseiro que a violência trás
Escuto, me atormenta, faz barulho
Continuo na senzala, sendo derradeiro
Não tenho mais meu canto,
Sobrou apenas o pranto
Saudades do se vendeu, e prometeu e enganou
Estou do lado de cá
O lado cego dos teus olhos,
Não tenho colo
Só como imbróglios
Não venha com esperança
Cansa, cansa
Cara mansa
Esconde-se por trás do ouro
Do couro do luxo
E a meia voz de lá responde:
Estamos no caminho certo do progresso, se esconde.
Continuo no mesmo lugar
Sem direito, sem teto, sim senhor.
Perdida sem rumo
Escuto o grito mudo
Sem voz, tentando ecoar.
Eu escuto, eu vejo, eu sinto.
Estou aqui, bem do lado e tão distante.
Querendo teu olhar, apenas por um instante.
Nem para todos, o sol brilha, aqui ele não vem
Compraram o nosso sol? Levaram tudo.
Só sobrou ninguém, faz o que convém.
Fomos esquecidos, foragidos, bandidos.
Jogados ao relento, nem tento.
Tirara-me a dignidade, a fala, a alma.
Deixou exposto na sala
Apenas por ser número,
O meu direito de votar
Acho que se esqueceram
Aqui não se tem direito
Deveriam ter refeito. Foi defeito?
E por que ser obrigatório?
Loucos, deixaram pelo menos um canto.
Que pode nos livrar do  pranto.
Que pode levar-nos a sonhar!
Mudaram-me de nome
Isso me consome
Gostava de coração de ser chamada de escravidão
Hoje me chamam de pobreza para imprimir leveza.
Continuo na senzala, nunca mudei de ala.

Rosiane Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AZULAR

O impossível reside no triste coração que não ousa tentar!

Amor